Quando o óvulo libera emissores químicos que modificam a concentração de íons de cálcio no interior dos espermatozoides para que eles possam se movimentar, eles não reagem ao aumentos dos níveis desta substancia, mas sim as suas variações. Eles medem as taxas de mudança, conforme a quantidade de cálcio eles alteram a direção e a forma de movimentar a cauda, isto é rapidamente ou mais lento. Então pode-se dizer que a direção dos espermatozoides é regulada pela velocidade da mudança de cálcio.Eles filtram estímulos por frequência.
O cálculo diferencial não era realizado até o seculo 18, mas os espermatozoides fazem isso a 400 milhões de anos. Este cálculo complexo foi descoberto por um grupo de pesquisa liderado pelo espanhol Luis Álvarez no Instituto Max Planck - alemão, através da observação de espermatozoides em especies marítimas.
Álvarez explicou que assim como outras células os espermatozoides fazem dezenas de cálculos e que a pesquisa foi um passo importante no entendimento de como as celulas processam os sinais que recebem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário