Antes da chegada dos imigrantes italianos ela já era consumida no Brasil na forma de angu que é um tipo de polenta bem firme ou cremosa, mas nunca frita ou sapecada.
Sabe-se que a polenta tem origem no norte da Itália, era o prato mais consumido da população e dos legionários romanos, era feita principalmente de aveia ou outros cereais como a farinha de trigo. A polenta feita de farinha de milho era o principal prato das regiões de Veneza e Friuli onde passou a substituir o pão feito com a farinha de trigo, após um tempo dominou todas as regiões da culinária italiana.
A polenta sempre foi feita com muita paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre aquecidos pelo fogo. Servida mole, dura, grelhada ou frita, recheada com outros ingredientes. Ela é considerada um acompanhamento de molhos, também combina muito bem com um queijo e um salame...
Uma vez a polenta era considerada comida de pobre, hoje ainda bem que já perdeu esta fama né?
Hoje a indústria alimentícia possui polentas pré-preparadas para serem feitas rapidamente.
A polenta é rica em vitaminas e nutrientes e pode ser consumida por bebes e crianças devido sua textura suave. Também é indicada no caso de alergia a proteína do leite, soja ou glúten.
Nenhum comentário:
Postar um comentário